Marco Tavares: tradição nordestina presente na capital paulista

Marco Tavares: tradição nordestina presente na capital paulista

Do caminhão que vendia coco na região do Brás à expansão do negócio com três lojas em São Paulo. Conheça a trajetória de sucesso da família Tavares

A obrigação de trabalhar com o pai no CEAGESP se tornou um negócio, pelo qual Marco tem muita dedicação hoje. Atualmente, ele é um dos gestores das lojas da família, que tem estabelecimentos de atacado e varejo de frutas secas, cereais, especiarias, produtos nordestinos, naturais e orgânicos no CEAGESP e em outros grandes mercados de São Paulo. Apesar de todo o crescimento, a empresa da família começou pequena com o avô de Marco, que veio do Nordeste para vender cocos no bairro do Brás na capital paulista. Com o falecimento do avô, o pai de Marco, que na época tinha apenas 16 anos, assumiu uma loja de duas portas no CEAGESP da cidade.

 

“Meu pai é paulista, mas ele nasceu aqui quando minha avó tinha acabado de chegar, então ele é quase um nordestino, né? Ele passou muita necessidade quando era criança. Meu avô era um cara que nunca deu muita coisa, mas que sempre fez questão de deixar que eles lutassem pelas próprias coisas. Meu avô faleceu. Aí meu pai assumiu as duas portas que ele tinha aqui no CEAGESP. Ele, com 16 anos, e a minha avó começaram a trabalhar e foram conquistando espaço. Hoje, a gente tem o que tem, tudo graças a ele.”

Apesar do sonho de ser bancário, Marco foi influenciado pelas trajetórias do pai e do avô, nordestinos resilientes, e pela infância brincando nos carrinhos de carga do CEAGESP. Após passar pela experiência profissional em uma grande instituição financeira, o jovem empreendedor retornou para os negócios da família.

“Meu pai sempre obrigou a gente a vir para o CEAGESP, sempre fez muita questão de que a gente desse valor para o lugar que sustentava toda a família. Nunca foi aquele negócio de livre espontânea vontade, a gente vinha meio obrigado, por isso, eu não dava o valor que hoje eu dou. Em determinado momento da minha vida, eu tive uma oportunidade e fui trabalhar numa grande instituição financeira porque esse sempre foi o meu sonho. Depois de dois anos seguindo carreira nessa empresa, eu comecei a enxergar que todo aquele esforço que eu fazia nessa empresa, eu poderia fazer no negócio do meu pai. Então, eu decidi voltar. Foi aí que me bateu a vontade de desenvolver e de estar no negócio da família.”

A experiência assimilada nessa instituição financeira levou o pai de Marco a lhe dar a oportunidade de gerir o negócio da família. O espírito jovem do filho trouxe ideias inovadoras para o comércio, como a implementação de softwares de gestão e uma nova – e tecnológica – parceira financeira: a Cielo. Com as facilidades de pagamentos e parcelamentos por meio da maquininha de cartão Cielo, a empresa da família Tavares diminuiu a inadimplência, aumentou as vendas e ainda melhorou a gestão financeira do negócio. 

“O CEAGESP sempre foi conhecido por ser um mercado muito rupestre e antigo. Então, até hoje, as pessoas trabalham com bastante dinheiro e cheque aqui. De uns 10 anos para cá, a gente percebeu uma mudança no consumidor. E foi aí que a Cielo entrou. A implantação das maquininhas de cartão de crédito facilitou o pagamento do consumidor. (…) Até mesmo a questão da inadimplência, porque no momento que a gente recebe no cartão de crédito, tem a segurança de que aquele dinheiro vai cair na nossa conta daqui 30 dias. Tem a certeza de que o fluxo daquele dinheiro vai chegar no final do mês e eu vou poder comprar mercadoria e conseguir girar para fazer as coisas acontecerem.”

Além da maquininha, as ferramentas digitais que a Cielo oferece para os parceiros são essenciais para manter o controle financeiro do negócio. São soluções que facilitam ainda mais o dia a dia do empresário e de toda a sua equipe. 

“Através do aplicativo, eu consigo ter todo controle, fazer o fluxo de pagamento e de recebimento que vai entrar de todas as bandeiras dos cartões, ter o relatório de estorno de vendas que foram canceladas, tudo digital. É simplesmente chegar na plataforma Cielo, apertar um botão.”

Para Marco, a Cielo é uma empresa com a qual ele pode contar para tudo, já que todo o atendimento é feito de forma personalizada pela Patrícia, gerente de contas da marca que presta todo o suporte para a empresa dele.

“A Patrícia dá todo o suporte e eu acho que é por causa disso que, hoje, nós não pensamos em trocar de empresa de pagamento porque todas as nossas expectativas são atendidas e eles sempre vêm com novas soluções para o meu negócio.”

Marco pretende ampliar cada vez mais o comércio, tanto no atacado, quanto no varejo, expandindo, assim, para o e-commerce e até para franquias do empório dele em outras localidades. Para isso, ele precisa de uma parceira de pagamentos que entenda suas necessidades, independente do segmento ou do setor que ele escolha atuar.

“A Cielo é uma parceria muito boa para o nosso negócio porque ela traz toda essa confiança, permite o nosso aumento de fluxo de venda com os cartões e com todas as soluções que eles oferecem, além da confiabilidade por ser uma empresa grande. Eu acho que é isso que a gente precisa para crescer no nosso negócio, um parceiro que te faça crescer, que esteja ali com você em todos os aspectos e setores da sua empresa. A Cielo está sempre na luta comigo.”

A Cielo é uma plataforma completa de soluções para todos os tipos e tamanhos de negócio, desde o aluguel da máquina até os melhores serviços digitais. Você pode fazer como o Marco e levar a Cielo para a sua empresa.

Descubra tudo o que a Cielo pode fazer pelo seu negócio. Acesse cielo.com.br e receba uma oferta personaliza e exclusiva!

• Nome: Marco Tavares

• Idade: 30 anos

• Local: São Paulo, São Paulo

• Ramo de atuação: Atacado e varejo de frutas secas, cereais, especiarias, produtos nordestinos, naturais e orgânicos

• Produtos Cielo que utiliza: Maquininha e Super Link

 

Fonte: https://g1.globo.com/especial-publicitario/pegn-cielo/noticia/2021/07/04/marco-tavares-tradicao-nordestina-presente-na-capital-paulista.ghtml